terça-feira, 16 de março de 2010

Com vocês, a coordenadora do Curso de Design de Moda, Débora Elman

Segundo a coordenadora do Design de Moda, Débora Elman, a moda está em todo o lugar onde haja vida.
Arquiteta por formação, ela foi, durante três anos (2004 a 2007), coordenadora da área de moda do Núcleo de Educação Profissional - Senac/RS e em 2006 assumiu a coordenação de Pós Graduação em Moda na Faculdade de Tecnologia Senac Porto Alegre. O que atrai Débora na cadeia da moda é o fato de ser uma área dinâmica, que envolve muita cultura e pesquisa. Veja o que ela tem a dizer sobre o mercado e as perspectivas para os futuros alunos do curso.

Qual o diferencial que o profissional de moda precisa ter para se destacar hoje no mercado de trabalho – cada vez mais dinâmico e competitivo?
Além de dominar a técnica de construção do produto, o profissional deve conhecer o universo de seu cliente, para buscar referências que o envolvam emocionalmente.

Qual a importância da capacitação de mão de obra para atuar neste segmento?
O amadorismo não tem como sustentar uma carreira duradoura no mundo da moda. A saída é a profissionalização e especialização no segmento, pois a quantidade de informações é muito grande e cabe ao criador selecionar, elencar e escolher as bases teóricas e conceituais que vão nortear sua criação.

Quando se fala em moda, qual a primeira palavra que vem a sua cabeça? O que faz viver intensamente esta paixão?
Mudança. Sempre convivi com lançamento de coleções e com o sopro de novidade e ciclos que a moda permite. Estes ciclos remetem ao começar de novo e o bacana é esse reinventar, que pode ser na moda mas pode ser na vida também.

Além de docente e coordenadora do novo curso de Design de Moda do Senac-RS, quais outras atividades participa ou desenvolve dentro deste segmento?
Participo de seminários e colóquios de moda como pesquisadora em estilo de vida e desenvolvo trabalhos como consultora em projetos e eventos que envolvam moda.

O que aconselha para aqueles que estão entrando neste mercado?
Leiam muito, de quadrinhos aos clássicos, andem a pé, frequentem todo o tipo de lugar, observem e conheçam todo o tipo de gente. A moda não está nas vitrines, está em todo o lugar onde haja vida.


Conheça a Débora neste vídeo em que ela fala mais sobre o curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário